Empreendendo como Chef

Uma deliciosa experiência gastronômica e de gestão

Objetivos:

Fazer uma analogia entre a gestão de uma   atividade gastronômica e o que acontece no  dia a dia das organizações.

Trata-se de uma atividade vivencial gourmet que, além de lúdica é rica em conteúdo de aprendizado, levando os participantes a viverem uma experiência completamente diferente da rotina diária do mundo corporativo.

Imagine um grupo de profissionais, gestores ou executivos reunidos para planejar e produzir um almoço ou jantar de alto nível. Quando vamos a um restaurante, apenas focamos o que está sendo consumido, raramente pensamos na logística que está por trás de uma produção gastronômica.

São diversas ações que exigem competências distintas para sua execução. É preciso ter noção de gestão e visão sistêmica para planejar e montar a logística do processo. É um ambiente no qual lidamos com alimentos que precisam de tempos de cozimento diferentes, temperaturas distintas, modos de preparo diferentes, etc.

O desafio é fazer com que o grupo se organize, defina competências, distribua tarefas, trabalhe em equipe, compartilhe recursos, aprenda a lidar com o novo, etc. mas, que produzam uma refeição completa e de alto padrão, incluindo entradas, prato principal, guarnições e sobremesa.

Os trabalhos serão iniciados com uma breve história sobre a evolução da gastronomia, desde o homem das cavernas até os dias atuais. Vamos mostrar o que aconteceu nesse tempo em termos de evolução, técnicas de conservação de alimentos etc. Será mostrado que existe uma diferença enorme entre ser AMANTE DA GASTRONOMIA e CHEFE DE COZINHA. Vamos fazer uma analogia entre o que acontece dentro de uma cozinha (gestão e logística) e o dia a dia profissional das pessoas dentro de uma empresa.

Após a conclusão das atividades, incluindo o fato de todos terem se alimentado, será feito o resgate do aprendizado avaliando a manifestação de competências, tais como:

  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Compartilhamento de recursos
  • Capacidade para administrar contingências
  • Cooperação
  • Pró atividade
  • Visão sistêmica
  • Comunicação
  • Gestão do turn over.
  • Etc.

Metodologia:
Trata-se de uma atividade vivencial cujo propósito é fazer com que todas as pessoas participantes se envolvam no sentido de compreender a complexidade de uma atividade gastronômica. Proporciona a compreensão da importância de uma boa gestão como garantia de sucesso. Busca o aprendizado a partir de uma analogia entre a atividade e o que ocorre no dia a dia das empresas.

Carga Horária:
Pode variar de 05 a 08 horas, conforme o que deve ser trabalhado a partir do briefing.

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