Para Jack Stahl, os melhores líderes são os “situacionais”, ou seja, profissionais que identificam quando é mais conveniente se concentrar nos aspectos estratégicos ou quando convém mergulhar em detalhes práticos.
HSM Management 68 maio-junho 2008
Considera-se em Liderança Situacional que a situação mais injusta que existe é tratar de maneira igual pessoas diferentes. Pessoas diferentes devem receber tratamentos diferentes. E, poucos são os gestores (líderes) que valorizam e levam esse princípio a sério.
LIDERANÇA EFICAZ - Carga horária: 16 ou 24 horas (módulos de 8 horas).
O nosso programa de Liderança Eficaz tem a seguinte estrutura:
OBJETIVO
- Despertar e ensinar aos profissionais a importância de:
- Atuar como Líder de alta performance;
- Ser flexível na aplicação dos estilos de liderança;
- Perceber que o líder deve ser um servidor (estar preparado para servir);
- Perceber suas próprias deficiências e trabalhar o auto desenvolvimento;
- Praticar e estimular nos colaboradores a auto gestão;
- Saber que o líder tem como missão o desenvolvimento do outro;
- Saber estabelecer metas;
- Saber cobrar resultados;
- Saber administrar conflitos;
- Saber elogiar e repreender sem misturar pessoal/profissional;
- Saber negociar o estilo de liderança a ser adotado;
- Saber avaliar e desenvolver seus colaboradores;
- Para atingir esse objetivo, faremos uma análise sobre os modelos clássicos de liderança, incluindo:
- Apresentação teórica sobre os conceitos de liderança.
- Análise comparativa entre os estilos autocrático e democrático, suas principais características e impactos.
- Identificação dos estilos de liderança (dominante, secundário e em desenvolvimento) e desenvolvimento da fexibilidade para a sua aplicação.
- Avaliação da eficácia da flexibilidade do líder.
- Identificação das ações a serem implementadas para corrigir eventuais distorções.
- Avaliação do grau de desenvolvimento dos colaboradores;
- Critério de adoção do estilo adequado a cada colaborador;
- Critérios para combinar as regras do jogo;
- Como fazer e conduzir os pactos para estilo de liderança.
- A Liderança Eficaz divide em 4 os estilos de liderança, que por sua vez variam apenas de acordo com a quantidade de DIREÇÃO e APOIO.
- O Estilo 1 é caracterizado por muita direção e pouco apoio, é centralizador, incisivo e sempre determina. É chamado de DIREÇÃO
- O Estilo 2 é também caracterizado por muita direção, porém, entremeado com uma razoável quantidade de apoio. Sempre diz o porque e começa a permitir e estimular a participação do subordinado na tomada de decisão. É chamado de TREINAMENTO.
- O Estilo 3 é caracterizado por uma pequena quantidade de DIREÇÃO e grande quantidade de APOIO. Sempre envolve o colaborador no processo decisório apoiando suas ações. É chamado de APOIO.
- O Estilo 4 é caracterizado pela DELEGAÇÃO plena. O colaborador deve ser orientado e receber carta branca. É chamado de DELEGAÇÃO.
Os quatro estilos são bons, importantes e necessários. A segredo está na utilização do estilo adequado ao grau de desenvolvimento do colaborador. Assim, o líder situacional tem que estar apto a diagnosticar o grau de desenvolvimento de cada subordinado. Esse grau por sua vez, varia de acordo com o tamanho do EMPENHO e CAPACITAÇÃO do subordinado. Assim, temos:
- No grau 1 é o colaborador que mostra um alto grau de empenho, mas a competência é baixa. Portanto, precisa de direção.
- No grau 2 ele já apresenta alguma competência, mas o empenho regrediu. Portando, precisa de Treinamento.
- No grau 3 o colaborador apresenta um alto grau de competência, mas demonstra grau variável de empenho (oscilante). Precisa de apoio.
- No grau 4 ele tem alto grau de competência e alto grau de empenho. Precisa ser solto – delegação.
Na medida em que o líder desenvolve a habilidade para diagnosticar o grau de competência do colaborador, ele não só se torna mais eficaz na escolha do estilo a ser adotado, como fica mais fácil desenvolver um plano de ação para desenvolver as competências que faltam no outro.
É função do líder desenvolver os seus colaboradores. Para isso ele tem que desenvolver a capacidade para diagnosticar, identificar o grau de competência de cada colaborador observando as variações entre competência e empenho.
Um líder tem que saber organizar, controlar, supervisionar, dar feedback e desenvolver a sua equipe.
Para que isso aconteça o líder precisa, em primeiro lugar, se auto conhecer.
Dessa forma, o treinamento é desenvolvido com as seguintes etapas:
- Apresentação de toda a base conceitual.
- Apresentação teórica com exemplos práticos e videoclipes ilustrativos mostrando: Estilos de liderança, grau de competência dos colaboradores e as habilidades que um líder deve ter para conduzir uma equipe.
- Auto-avaliação para definir os estilos de liderança do líder.
> Mediante aplicação de testes, será feita uma avaliação do profissional sobre:
• Estilos dominantes.
• Estilos ascendentes ou secundários.
• Estilos em desenvolvimento.
• Grau de flexibilidade na aplicação dos estilos.
• Grau de eficácia da flexibilidade do líder.
- Exercícios de assimilação.
> Etapa na qual será realizada uma aferição verificando o quanto foi assimilado, onde e porque as falhas estão ocorrendo e o que deve ser feito para melhorar a eficácia da liderança (flexibilidade).
- Planejando o desenvolvimento do líder.
> Identificação dos pontos fortes e deficiências do líder (SWOT).
> Identificação das competências a serem trabalhadas no líder.
> Elaboração de um plano de ação para desenvolver as competências, com foco no auto desenvolvimento.
- Planejando o desenvolvimento do outro.
> Identificação do grau de desenvolvimento dos colaboradores.
> Pactuar uma forma para dar feedback que inclua elogio e repreensão.
> Aplicação prática das regras de elogio e repreensão.
> Identificação de competências a serem desenvolvidas nos colaboradores.
> Elaboração de um plano de ação individual para o desenvolvimento de cada um.
> Eleição de um “exigidor” que supervisione e garanta a sustentação do projeto.
CASO TENHA INTERESSE EM SABER MAIS, FAÇA CONTATO E SOLICITE A NOSSA VISITA.