1 - ATITUDES E POSTURAS QUE FAZEM DIFERENÇA
(Palestra de grande impacto pelo conteúdo real que é abordado.
Baltazar é sobrevivente de um acidente aeronáutico).
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
De forma lúdica e utilizando uma série de vídeo e clipes, Baltazar mostra que os pequenos detalhes fazem grandes diferenças e que as pessoas de sucesso sabem conquistar seus objetivos exatamente através das escolhas que fazem e das atitudes e posturas que assumem.
O propósito é provocar uma reflexão no sentido de mostrar que o sucesso não ocorre por acaso nem é fruto da sorte. A vida é feita de escolhas e o que normalmente as pessoas não percebem é que, ao fazerem suas escolhas, escolhem também as conseqüências das escolhas feitas. Quem escolhe o
não plantar terá como conseqüência o não colher e assim por diante.
Tudo se resume em uma palavra – “ATITUDE”. Enquanto alguns escolhem reclamar, outros escolhem agir, é uma atitude que faz toda a diferença. O relacionamento que construímos com as pessoas, a maneira como encaramos as pessoas e a vida refletem nossas atitudes e o resultado é óbvio, atitudes diferentes geram resultados diferentes.
No momento em que tudo parece ficar cada vez mais igual, produtos, serviços, preços, etc. qualidade também é igual e deixou de ser o apelo, partimos do princípio de que já faz parte do “pacote”. O mesmo raciocínio vale para o “atender bem”, já estamos pagando por isso também, portanto, o segredo reside na capacidade que precisamos desenvolver de criar momentos mágicos para as pessoas, de surpreendê-las a cada momento, enfim, precisamos fazer alguma diferença para elas. A grande diferença pode estar em pequenos gestos, na forma como construímos nossas relações, na atenção que damos às pessoas, na maneira como cultivamos relações de confiança. Enfim, nas atitudes e posturas que assumimos ao longo da vida.
Pessoas que fazem diferença são comprometidas, planejam, têm visão de longo prazo, constroem uma visão de futuro, pensam no outro, são solidárias, praticam empatia, possuem visão sistêmica e sempre reconhecem que o sucesso é conseqüência de suas atitudes.
Será construído um paralelo entre as atitudes que estão presentes nas pessoas de sucesso e apresentada como exemplo uma história de superação do Baltazar, após sobreviver a um acidente aeronáutico em 1996.
Na verdade, o que faz a verdadeira diferença está na atitude interior de cada pessoa.
2 – ATITUDE EMPREENDEDORA
(Esta palestra provoca uma profunda reflexão
sobre o que realmente faz com que uma pessoa se torne empreendedora)
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
Palestra cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o que realmente está por trás do empreendedorismo. A palavra chave é ATITUDE. Na verdade, qualquer que seja a atividade, o que realmente faz toda a diferença são nossas atitudes e posturas.
Uma pessoa empreendedora é diferente das demais exatamente pelas atitudes que tem. São capazes de perceber as tendências e se antecipam nas ações, estão 100% do tempo atentas às informações, definem o que querem, tem foco e investem todos os seus recursos e esforços para atingir os seus objetivos.
Existe uma grande diferença entre aventureiros e EMPREENDEDORES. Os verdadeiros empreendedores são aqueles que alcançam o sucesso e quando você compara o perfil do empreendedor com o do aventureiro, a diferença é gritante.
O empreendedor tem uma consciência superior sobre o porque de fazer o que faz, razão pela qual ele sempre põe a alma nas coisas que faz tendo como conseqüência o sucesso.
É uma abordagem lúdica, rica em exemplos reais, sempre procurando mostrar que não importa o tamanho ou complexidade do empreendimento, o sucesso está relacionado com a pessoa e suas atitudes.
Conteúdo da palestra:
- O que é EMPREENDEDORISMO
- Quais são as atitudes que identificam o empreendedor
- As 4 condições que mais propiciam o empreendedorismo
- Reflexão sobre as verdadeiras características do empreendedor
- Disposição para acompanhar as mudanças
- O que deve pautar as decisões de um empreendedor
- Como “desconstruir” para construir
- O empreendedor é um líder
- Canais de comunicação
- Exemplos reais de pessoas que se destacaram pelo espírito empreendedor
- Reflexões e exemplos de atitudes a posturas que fazem diferença
3 – LIDERANÇA, O SEGREDO DA GESTÃO
(ou LIDERANÇA EMPREENDEDORA)
(Chefe tem poder, mas líder tem autoridade...)
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
O maior desafio da atualidade para qualquer tipo de organização se resume em como contratar ou desenvolver líderes. Este é um produto que está em escassez no mercado.
Durante a segunda guerra mundial, observou-se que o melhor ou pior resultado de cada unidade militar não estava relacionado ao tipo de armamento empregado, nem às condições climáticas ou geográficas, tampouco ao tipo de estratégia adotada pelo inimigo. O que realmente determinava o resultado era principalmente o estilo de liderança adotado por cada comandante militar.
Em qualquer circunstância, está provado que as forças armadas seriam muito mais eficazes se tivessem líderes militares e não chefes. O mesmo se aplica a qualquer empresa ou organização.
O verdadeiro líder tem visão sistêmica, reconhece as competências e níveis de desenvolvimento de seus colaboradores e é flexível quanto ao estilo de liderança a ser aplicado para cada um. A maior injustiça que existe é tratar de forma igual pessoas diferentes. O verdadeiro líder é flexível, procura se adequar à realidade de cada colaborador, sem nunca perder o foco ou se esquecer que seu principal papel como líder é proporcionar o desenvolvimento do outro.
Um líder sempre reconhece suas próprias limitações, é humilde, duro quando necessário, mas sabe separar o pessoal do profissional e sempre dá uma lição de respeito às pessoas.
Um líder sempre decide com base em visão/missão/valores/política da empresa. O processo decisório é um dos maiores desafios em qualquer organização e, exatamente por falhas nas decisões é que muitas empresas vivem investindo em treinamento de bombeiros (apagadores de incêndios).
“O verdadeiro líder deve estar sempre disposto a servir”. É uma palestra que mostra através de exemplos reais e videoclipes as diferentes situações que marcam a eficácia do líder nas diferentes situações em que deve atuar.
Será abordado o tema PIPELINE DE LIDERANÇA mostrando o que realmente faz a diferença na construção da carreira e do processo sucessório. Metodologia responsável pelo grande sucesso de Jack Welch na GE. Primeiro executivo no mundo treinado pelo Pipeline de Liderança.
Para Jack Stahl, os melhores líderes são os “situacionais”, ou seja, profissionais que identificam quando é mais conveniente se concentrar nos aspectos estratégicos ou quando convém mergulhar em detalhes práticos e operacionais.
HSM Management 68 maio-junho 2008
Obs.: a versão Liderança Empreendedora inclui na abordagem a Atitude Empreendedora do Líder.
4 – POR QUE VOCÊ FAZ O QUE FAZ?
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
Provoco uma reflexão sobre o que as empresas e pessoas de sucesso fazem de forma diferente. Na verdade o grande diferencial está na paixão com que as pessoas encaram aquilo que se propõem a fazer.
É preciso haver um perfeito alinhamento entre missão, visão, valores e as ações para realizar os objetivos propostos.
Palestra rica em exemplos tanto de grandes quanto de pequenas e médias empresas que são destaque, bem como de pessoas que são hoje referências internacionais graças a essa consciência bem desenvolvida em relação àquilo que fazem.
Existem sutilezas que estão presentes nas palavras, gestos, atitudes e posturas das pessoas de sucesso. São pequenos detalhes que faze grandes diferenças e que estão ao alcance de qualquer pessoa. São habilidades que qualquer um pode aprender a desenvolver.
Nunca foi tão verdadeira a afirmação “a primeira impressão é a que fica”. É verdade, mas a maioria desconhece os segredos de como causar essa boa primeira impressão.
O que tinham de diferente, pessoas como Nelson Mandela, Alexander Graham Bell, Martin Luther King, Airton Sena, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce da Bahia, Chico Xavier, Gandhi, Walt Disney, etc.?
Qual é a magia da Aple para que pessoas fiquem noites na fila para comprar produtos que às vezes nem sabem ainda o que será lançado? Será que é só para poderem dizer que foram os primeiros a comprar? Acho que não seria racional a explicação. Quem não fica na fila terá acesso aos mesmos produtos...
Certa vez eu ouvi uma afirmação muito verdadeira: “a diferença entre os que triunfam e os que fracassam é muito pequena, os que triunfam são aqueles que persistem um pouco mais”. Realmente, os objetivos e caminhos são os mesmos, mas a maioria desiste antes. A questão é: “que força é essa que faz com que alguns poucos persistam?”
Vamos pensar juntos a respeito, confira...
5 – QUALIDADE DE VIDA OU VIDA DE QUALIDADE?
(Esta palestra provoca uma profunda reflexão
sobre o que é necessário para se ter sucesso e construir uma VIDA DE QUALIDADE)
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
Palestra muito realista que mostra o que pode ser feito para se construir uma vida com muito melhor qualidade. Quer aceitemos ou não, todos nós estamos fadados a viver mais. A expectativa de vida aumenta a cada ano, os avanços da ciência nos proporcionam a certeza de que iremos muito mais longe. A questão é: com que qualidade?
O objetivo é provocar uma reflexão sobre a diferença entre qualidade de vida e vida de qualidade, mostrando que, certamente qualidade de vida todos tem porque está relacionado com o TER (boa casa, boa comida, boa roupa, bom carro, etc.) o que não garante vida de qualidade. Por outro lato, vida de qualidade as pessoas podem ter, “sem TER” nada disso (boa casa, boa comida, boa roupa, bom carro, etc.). A questão é simples, vida de qualidade tem a ver com o SER... e com o SENTIR-SE (feliz, alegre, realizado, amado, reconhecido, etc.) e para isso não é necessário TER.
Por outro lado, o ambiente onde vivemos e trabalhamos pode contribuir muito para que isso aconteça e cada um, a seu modo, pode dar a sua contribuição para que isso seja uma realidade no dia a dia da empresa.
As pesquisas mostram que, para se chegar saudável aos 65 anos hoje, 60% é a “VIDA DE QUALIDADE” e 20% as “CONDIÇÕES AMBIENTAIS”, portanto, podemos deduzir que 80% dessas necessidades estão ao nosso alcance, precisamos é ter consciência e fazer a nossa parte. Da mesma forma que um carro muito antigo pode ter um estado de conservação que o equipare a um carro zero, pessoas também podem apresentar uma incrível diferença entre a idade biológica e a cronológica. O segredo é apenas “CUIDADO”. Precisamos cuidar mais e melhor de nós mesmos e o ponto de partida é a saúde, física, mental e emocional.
A ciência está fazendo a sua parte, os recursos que existem hoje superam todas as expectativas daqueles que não tem acompanhado os novos recursos e avanços da engenharia genética e neuro ciência.
A proposta é mostrar que é mais simples do que se imagina, é possível viver mais, viver melhor e obviamente, com muito melhor qualidade. Qualidade de vida, conforme já foi dito, tem a ver com conforto, o que, por sua vez não garante uma vida de qualidade.
Lembre-se: “A MANEIRA COMO VOCÊ VÊ A VIDA DETERMINA ENORMEMENTE O QUE PODE CONSEGUIR DELA”.
6 – PAIXÃO PELA VENDA
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
Temas abordados
Consideramos que vender é uma arte e como em todas as atividades profissionais “parece” que existem segredos que levam as pessoas ao sucesso.
Então, qual será O SEGREDO DA ARTE DE VENDER? Na verdade não tem segredo, o que as pessoas precisam compreender é que existem princípios que precisam ser respeitados.
Um dos primeiros princípios é acreditar naquilo que você faz, ter convicção de que você está oferecendo para o cliente o melhor que você tem para atender às suas necessidades e ser capaz de criar relações de confiança. Da mesma forma que um paciente evita um médico no qual ele não confia, os clientes fogem de vendedores que não transmitem confiança em suas relações.
Outro princípio é a capacidade que algumas pessoas possuem de colocar o coração em tudo que fazem e isso só ocorre quando se faz com PAIXÃO. Em qualquer profissão, as pessoas que mais tem sucesso são aquelas que se APAIXONAM pelo que fazem e vender não é diferente.
Vivemos um momento no qual a concorrência extrapola os limites, nunca foi tão fácil para os clientes terem acesso a informações e produtos de toda espécie, graças à tecnologia. Os concorrentes podem estar do outro lado do mundo e as pessoas podem comprar sem sair de casa. Portanto, o nosso desafio se torna ainda maior. Como atrair os clientes? Como fazer com que eles voltem? Eis a questão.
Pessoas procuram freqüentar ambientes nos quais se sintam bem, se sintam diferentes e pessoas que fazem diferença são aquelas que fazem com que você se sinta diferente.
Nossa proposta é mostrar que o aparente segredo de tudo isto é apenas uma palavra “ENCANTAMENTO”. Por outro lado, precisamos entender que, em um mundo que está se tornando commodities, a única coisa que nos resta para fazer alguma diferença, é a maneira como construímos nossas relações, são nossas ATITUDES e POSTURAS. Atender bem já não encanta mais, faz parte do pacote e é o mínimo que todos esperam receber hoje. Portanto, precisamos ir além, precisamos surpreender as pessoas criando momento mágicos em suas vidas. O cliente se sente bem quando percebe o seu empenho em “RESOLVER O SEU PROBLEMA”, não em apenas atender ao seu pedido. Venda consultiva é se empenhar em oferecer soluções, a venda é conseqüência.
O objetivo é, de forma lúdica e descontraída, mostrar que atitudes, posturas e pequenos detalhes fazem grandes diferenças. Tudo será ilustrado com exemplos reais e alguns vídeo clipes que provocam profundas reflexões sobre o tema. Procuro mostrar que a venda é, acima de tudo, um processo emocional e que, quanto mais o vendedor conseguir alinhar a sua abordagem com aspectos que envolvem sentimento e emoção, mais sucesso ele terá nas vendas.
Grandes empresários que hoje fazem sucesso no primeiro mundo, em sua maioria, entraram no mercado de trabalho pela porta das vendas.
Precisamos fazer uma reflexão sobre o que realmente faz a diferença entre um profissional de sucesso e um medíocre, entre as empresas que crescem e as que encolhem.
Na verdade, a grande força motriz que impulsiona pessoas em direção ao sucesso é a PAIXÃO e é o que realmente se torna um diferencial na forma de atender das pessoas.
Em qualquer situação venda sonhos e emoção!
Satisfação = Desempenho – Expectativa.
A importância da expectativa.
A grande vantagem: O talento dos colaboradores
Um show de Venda.
Cérebro = Razão X Coração = Emoção.
Criatividade ou inovação.
Quanto valem os seus clientes (VVC = Valor Vitalício do Cliente).
Contrate o sorriso e treine a técnica (modelo Disney).
Meta:
a. Inovar a imaginação.
b. Provocar sentimentos.
c. Evocar emoções.
7 - CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DO VAREJO
(Palestrante: Baltazar Moreira de Melo)
Temas abordados:
Comparação entre os conceitos que eram verdadeiros no varejo “ontem” e que não servem mais para o modelo atual. A mudança de comportamento do consumidor como fator de pressão.
As atitudes e posturas que fazem diferença dentro de um cenário de commodities. Num momento em que produtos, serviços e preços ficam cada vez mais parecidos, é necessário investir em relacionamento como diferencial competitivo.
A importância da informação, na construção do conhecimento e a conseqüente transformação deste conhecimento em resultados para as empresas de varejo.
O consumidor de hoje é muito bem informado, tem acesso direto e imediato a qualquer informação, tem um grau de exigência muito elevado e conta com um elevado volume de opções.
O varejo e o relacionamento com sua cadeia de valor.
Produtar x Clientar.
- Como segmentar clientes levando em conta:
- Valor vitalício do Cliente.
- Cliente de maior valor.
- Cliente de maior potencial.
- Cliente de valor estratégico.
- Cliente abaixo de zero.
8 - DESAFIO E SUPERAÇÃO
(Palestra inédita – Baltazar Moreira de Melo, narra a sua história de superação após um acidente aeronáutico)
Temas abordados:
O conceito de "crise". A capacidade para perceber a oportunidade na crise, o risco da zona de conforto, o desafio e a superação com exemplos diversos (fatos reais que mostram pessoas que lutam contra todas as probabilidades e conseguem o inesperado).
O fechamento foca o ingrediente mais importante na atualidade para que se tenha sucesso em qualquer empreendimento – ATITUDE.
Formato e Metodologia das Palestras
O objetivo é sempre estimular pessoas no sentido de estarem se aprimorando a todo instante, mas sempre com um foco comportamental. É curioso pensar que as pessoas são contratadas por competência e demitidas por comportamento. Portanto, é muito importante mostrar o que realmente faz toda a diferença nos dias atuais.
As palestras tem como principal característica a riqueza de conteúdo, mas, a abordagem sempre será feita com base no briefing apresentado, alinhando com o público alvo e se possível, utilizando exemplos da própria empresa/organização contratante.
Serão utilizados exemplos reais, vídeos ilustrativos, cases de sucesso e, quando possível, serão aplicadas dinâmicas vivenciais com o propósito de reforçar e aumentar a fixação dos conceitos.